28 July 2007

Reputacao

Estava lendo esta reportagem, e fico triste de ver jornais internacionais falando assim do nosso pais. E' triste pensar que as coisas que acontecem por ai, fazem com que a imagem do pais fique tao desrespeitada e desmoralizada. Mas isso nao e' de agora, eu acho, esta imagem vem ao longo de toda trajetoria. Que pena.

Um artigo publicado nesta sexta-feira no jornal alemão Berliner Zeitung diz que o Brasil passou a "se colocar em dúvida" desde o acidente com o Airbus A320 da TAM.A reportagem fala do que chama a "eterna oscilação (brasileira) entre o sentimento de inferioridade e o otimismo em relação ao progresso", afirmando que a segunda metade da equação foi "abalada" pelo incidente."A idéia de progresso está na base da construção da identidade nacional brasileira", afirma o Berliner Zeitung, citando o mote nacional "Ordem e Progresso", contido na bandeira brasileira.Mas o país de dimensões continentais e confiança no futuro entra em crise diante de um acidente que remete a lembrança à célebre frase - que ninguém sabe se foi mesmo dita pelo presidente francês Charles De Gaulle, segundo o jornal - de que "o Brasil não é um país sério"."A catástrofe trouxe junto a (lembrança da) mediocridade geral, a incompetência", enquanto, nas palavras do deputado federal Fernando Gabeira reproduzidas pelo jornal, "o povo mesmo é uma abstração destinada a sofrer".Ao mesmo tempo, diz o artigo, as responsabilidades pelo acidente são transferidas para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não literalmente, avisa o jornal, por que não lhe cabe, mas "simbolicamente"."O fracasso do Estado se torna assim personalizado.

7 Comments:

At 6:24 am, Blogger Cheers! Fla said...

Ola Thais, passo aqui para ler o seu blog de vez em quando, e concordo com vc, mas ao mesmo tempo concordo com algumas partes da reportagem. O brasileiro tem sim um complexo de inferioridade e essa falta de respeito que os governantes tem para com o povo eh inacreditavel. Bom, desculpa me apresentar e ja falar tudo isso, mas nao consegui me segurar...

Flavia

 
At 6:41 pm, Anonymous Anonymous said...

Thais,
Obrigada mais uma vez por sua visitinha ao nosso blog e claro, pelos elogios ao meu gatinho sorridente.
Queria dizer que também adorei as fotos do parque. Vocë e as meninas estão lindas...e que frio, hein?
Beijos!

 
At 12:34 am, Blogger luamorzinha said...

oi Thais! tenho lido seu blog sempre, desde que "conheci" a Edelize.

eu tb não moro mais no Brasil. eu e meu marido, inicialmente, decidimos sair de lá por uma oferta de emprego que ele recebeu, mas hoje, depois daquele acidente que eu considero ridículo, não sinto mais a mínima vontade de voltar pra lá, assim como milhares de brasileiros que já moram no exterior ou que pretendem se mudar para qualquer outro país.

é triste, é a nossa nação, mas eu acho que tudo por lá está desviado da realidade. a incansável ostentação pelo poder naqueles que poderiam fazer alguma coisa pra mudar a situação do país, só nos traz decepção e mais decepção. infelizmente.

um beijo
Luciana

 
At 11:57 am, Blogger Polly Etienne said...

É uma pena mesmo que o nosso país esta assim mas infelizmente é verdade e eu concordo plenamente que o Brasil não é um país sério...Não é mesmo!!!!

 
At 5:41 am, Anonymous Anonymous said...

Ah Brasil Brasil, será que um dia seremos um país de primeiro mundo??? Tá caminhando a passos super lentos.

 
At 8:38 am, Anonymous Anonymous said...

Oi Thaís! Meu nome é Polyana e estudo odonto em Brasília (UnB). Encontrei seu blog depois de uma busca sobre odontologia fora do nosso país. Meu namorado já morou aí na Austrália e sempre reclamou pelo fato de termos que comprar nossos instrumentais durante o curso de graduação. Bem, ele comentou uma vez que aí os estudantes têm um incentivo do governo, algo como um financiamento. Essa informação procede? Já tentei achar algo na internet sobre o assunto e ainda não achei. Você poderia se informar disso para mim, se não for tão trabalhoso, claro. É que fico idignada com os gastos que temos. Nenhuma ajuda ou incentivo do governo. Nos matamos para passar numa federal e ainda temos que batalhar para conseguirmos comprar os instrumentais, porque senão não podemos assistir às aulas. Quero começar um movimento aqui na UnB para protestar. Tenho um amigo iraniano e ele fala que lá o governo é quem dá os materiais para os alunos das universidades públicas... mais uma vergonha do nosso país! Bom, desculpa o desabafo. Aguardo seus comentários... vô passar sempre por aqui... adorei o blog :} Beijo

 
At 9:47 am, Anonymous Anonymous said...

E o pior é ler essas putas desclassificadas de gringo dizer oh o nosso país ! vão se fuder , o nosso país um caralho,deixem de falar do Brasil vadias.Vocês só servem pra chupar pica e dar o cu pra esses otarios em troca de greencard,é a pior escória de gente que existe. Que moral voces tem pra falar merda de quem quer que seja.VADIAS! ou melhor, bitches mothersuckers!!

 

Post a Comment

<< Home