24 January 2007


Energia eletrica

Sim, a Australia e um pais caro. O custo de quase tudo aqui e alto. Nao da para acreditar cada vez que vou ao supermercado e vejo que MEIO mamao papaya custa $8.Nao eh meio quilo, nao, eh meio mamao mesmo, cortado na metade, custa $8.
Mas por outro lado, fico admirada, e aliviada, de ver como a minha conta de energia eletrica e baixa. Moramos numa casa grande, o computador fica ligado 24/7, televisao ligada a maior parte do tempo, sim, a gente dorme com a televisao da sala ligada, ar-condicionado ligado praticamente 24 horas,e quanto a luz, bem, nos tentamos, mas nao e sempre que todas as luzes desnecessarias ficam desligadas. Por exemplo, eu sempre deixo a luz da garagem acesa, a luz da frente da casa tambem fica acesa todas as noites, uso a maquina de lavar roupas no minimo 3 vezes por semana, e lava-loucas todos os dias.
Aqui a conta de luz eh trimestral, sabe quanto eu recebo normalmente, quer dizer, trimestralmente? Nada mais que a bagatela de $45. Sim, $45 a cada 3 meses, o que significa que me custa $15 por mes, com toda a falta de economia de eletricidade que fazemos. Eh inacreditavel.
Dai eu vejo minha sogra reclamando que ela paga $500 a cada 3 meses, e nao entende por que.
Bom, eu pago barato mas nao foi sempre assim. Nao, nao tem "gato" aqui em casa nao,mas quando morava num apartamento assim que cheguei aqui, pequeno, sem ar-condicionado, sem lava-loucas, eu pagava $150 a cada 3 meses, o triplo do que eu pago aqui nesta casa enorme.
Dai voce me pergunta, mas como?
Eu cheguei a conclusao que o que eu usava no outro apartamento, o que a minha sogra usa, e o que eu NAO uso aqui em casa, eh o que faz a GRANDE diferenca no consumo de energia: SECADORA DE ROUPAS.
E a UNICA explicacao que eu encontro, portanto, voces que moram aqui na Australia, usam secadora de roupa e estao pagando uma fortuna de eletricidade,experimentem nao usa-la, voces verao a ENORME diferenca no bolso.

10 Comments:

At 9:35 pm, Anonymous Anonymous said...

Thais querida, vc me deixou de queixo caido com este post, estou chocada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu uso 300% a menos que voce menina e NAO uso a secadora de roupas e pago 300% a mais...

:(

Nao sei se e a mesma companhia que a sua, depois vou verificar. Tem algo "funny" ai...seja o que for eh sorte sua garota!!

bjos

 
At 10:28 pm, Anonymous Anonymous said...

ah! ainda bem que eu nao gosto de mamao :) hahahaa....

 
At 11:27 pm, Blogger Paulo Nunes Jr said...

Oi Thais a energia eletrica na Italia e bem cara. A razao e que aqui se importa boa parte e a maioria dos paises europeus usa energia nuclear, e nao hidro-eletricas.

Nossa seus pais vao AMAR Natal!! Fale pra eles visitarem o litoral norte as famosas prais de Genipabu etc. O clima de la é um dos melhores que ja' encontrei em um lugar ate hoje. Faz calor, mas algo em torno de 30-32 g, mas com muito muito vento. E sempre sol com pouca chuva e praticamente sem inverno. O povo super acolhedor.
Eles vao gostar muito.

Beijos

 
At 11:55 pm, Blogger Mile said...

Eu tava pensando em comprar uma mas desisti, a roupa vai secar no sol mesmo.

 
At 1:56 pm, Anonymous Anonymous said...

Thaís, você é muito sortuda... eu pago em média A$80 por mês e uso metade do que você mencionou. Dá vontade de ir reclamar (ou mudar para o seu canto da Austália).

Beijocas.

 
At 6:20 am, Blogger Ione said...

Thais, quando vcs se mudaram? Porque aqui eles dão uma média de quanto se vai usar com base no que era medido antes de nós chegarmos e se passarmos dessa média vamos pagar a diferença no fim do ano.
Ou pode ser que vc use uma provedora diferente de energia ou ainda que nem tudo esteja ligado certinho aí. Ou que seus aparelhos sejam todos novos, desses que usam menos energia, e que a máquina da sua sogra já seja meio antiga e por isso, use mais. Porque ar-condicionado tb gasta uma energia danada.
Enfim, que permaneça assim! Beijos!

 
At 1:36 pm, Anonymous Anonymous said...

Oi Thais
Nossa aqui a energia eletrica é meio carinha!! que bom isso que vc paga, é tao pouquinho!

 
At 8:48 pm, Blogger Bruna said...

Olá...cheguei aqui por andanças em blogs.

Sou uma aficcionada pela Austrália e pretendo, em breve, mudar justamente pra Gold Cost. Ou seja, continuarei visitando para pegar mais diquinhas!

Um beijo!

 
At 5:09 am, Blogger Cyn por ai... said...

Vc tá brincando...só isso???? Será que eu tenho que mudar pra Austrália?!!!
Aproveita, que vc tá quase no céu!
Bjs,

 
At 1:59 pm, Anonymous Anonymous said...

Provavelmente, a sua casa tem geração de energia elétrica a partir de energia solar, o que é muito comum na Australia. Isso reduz a conta, pois apenas parte da energia gasta vem da fornecedora.

 

Post a Comment

<< Home