28 October 2006


Perolas

Hoje estava pensando nos comentarios que ja ouvi sobre o Brasil por aqui,na maioria das vezes, por total falta de conhecimento. Alguns,porem, sao verdadiras perolas:
Alguem me disse:

"Ah, Brasil... tenho uma conhecida que e do Brasil, de Madri."

"Como voce pode ser brasileira e branca?" Para a surpresa de alguns, o Brasil fica na America do Sul e nao na Africa.

"Hoje conheci uma moca que e sua vizinha la na Africa do Sul, ela e argentina."

"Voce morava perto de onde as bombas explodiram?" Bombas? que bombas? Nao, as bombas que explodiram no ano passado matando varios turistas na praia nao foi no Brasil, foi em Bali, Indonesia.

"A capital do Brasil e Buenos Aires,nao e?" Nao, Buenos Aires e capital da Argentina.

Bom, falar que sendo brasileira e claro que minha lingua e espanhol, claro que isso ja nem e perola mais, e basico, a surpresa e quando alguem,raramente, fala "Ah, entao voce fala Portugues", dai sim, o espanto.
A unica cidade que todo mundo conhece por nome e o Rio,o resto, esquece,ninguem jamais ouviu falar em cidade como Sao Paulo, por exemplo.
A impressao que tenho (posso estar errada), e que para a maioria das pessoas, claro que nao todas, o mundo se restringe a Australia, Inglaterra e Estados Unidos. mas isso nao e culpa deles,os jornais tanto da tv quanto impresso, so dao noticias locais. Mas, e as aulas de Geografia? Ah, bom, essas pelo jeito, deixaram muito a desejar.

9 Comments:

At 9:57 am, Blogger Vivien Morgato : said...

Imagino como deve ser!!!
Obrigada pela visita.;0)

 
At 10:00 am, Anonymous Anonymous said...

Uma das melhores conversas que eu já tive nesse estilo foi com um americano em um chat:

Americano: - Ah... Brasil, então você fala espanhol ?

Eu: - Não, no Brasil nós falamos português brasileiro.

Americano: - português? O que é isso?

Eu: - Português é a língua de Portugal. Você nunca ouviu falar em Portugal? Do vinho do Porto, Lisboa etc...?

Americano: - Ah sei Portugal... fica perto de Porto Rico, não é?

*risos*

 
At 10:24 am, Anonymous Anonymous said...

Bem verdade, já fui bombardeada com todas estas pérolas (e ainda sou). Depois de tantos anos aqui, estou até meio sarcástica nas repostas, tipo Buenos Aires é a capital da Brasil assim como Auckland é da Austrália, next? Mas, por outro lado, já encontramos aussies que sabiam mais sobre o Tratado de Tordesilhas do que muitos brasileiros. Ótima observação sobre a imprensa daqui,ela é bem insular e isto deve contribuir para esta falta de conhecimento, e mais ainda o sistema de ensino. Você sabia que nem história da Austrália é ensinada na maioria das escolas? Gramática é outra coisa que desapareceu do currículo.

Beijocas e um ótimo fim de semana.

 
At 11:36 am, Blogger Unknown said...

Thaís já ouvi muitas pérolas com relação ao Brasil, mas as suas com certeza são imbatíveis, hehehe

 
At 9:59 pm, Anonymous Anonymous said...

Ola, Thais!

Realmente, ha uma certa falta de informacao a respeito do Brasil, em relacao a lingua, geografia e ate alguns preconceitos. Porem reconheco que o mesmo se aplica a muitos brasileiros no Brasil que pouco conhecem a respeito da Australia e muitos menos das ilhas ao redor. Essa parte do mundo e pouco explorada nas escolas no Brasil, a nao ser que algum tsunami, terremoto ou outra tragedia seja noticia.

Informacao e preciso. Dos dois lados do planeta.

Um bom fim de semana!

 
At 10:33 pm, Blogger Polly Etienne said...

Ola Thais...adorei o seu blog! leitura prazerosa...excelente!!!
vou estar sempre por aqui te visitando, ok?

Semana passada vi pela TV que os alunos passam de ano sem alcancar a media, entao fiquei pensando..qual eh o sentido de estipular uma media??? eh lamentavel...

xoxoxoxox

 
At 9:59 am, Anonymous Anonymous said...

Thais, procurei seu endereço de e-mail no blog e não achei, será que poderia entrar em contato comigo?
luciavillareal@gmail.com
ou pelo MNS luciavillareal@hotmail.com
Precisava muito de umas dicas suas, se puder dazer isso agradeço imensamente
Um Beijo

 
At 2:55 am, Blogger Luis Rivoira said...

hola como estas te escribo porque tu viste el blog mio Mi vida y queria saber si te gusto te pediria que me cuentes algo y coloques algo en mi blog de vos
Un beso Luis

 
At 9:15 pm, Anonymous Anonymous said...

Eu já vivi em 3 países europeus, e viajo muito a trabalho pela a Europa. Constantemente as pessoas me perguntam como é que eu sou branco e sou brasileiro.
Depois de ler o que você escreveu sobre os australianos, eu posso dizer que os europeus conhecem bastante mais sobre o Brasil, mas de qualquer forma tem uma ideia muito errada, ou pelo menos exagerada a nosso respeito. Digo isso porque a grande maioria dos europeus quando pensam no Brasil pensam sempre em: 1.º Violência, 2.º futebol, 3.º prostituição.

Mas não creio que a culpa seja deles, porque infelizmente essa é a imagem que transmitimos.

 

Post a Comment

<< Home