15 September 2006



So para completar...

O primeiro ministro da Australia,John Howard, disse hoje que os gregos sao um otimo exemplo de integracao a cultura australiana.
Ele disse: "A sua lealdade principal deve ser para com a Australia, mas isso nao significa que voce nao possa ter um lugar no seu coracao para a sua cultura de origem, e e isso o que nos queremos."
Por um lado eu entendo e concordo com essa questao de integracao,para morar aqui voce tem que pelo menos falar Ingles, isso e basico. Onde eu trabalho tem um chines que mora aqui ha 32 anos e nao fala sequer uma palavra em Ingles,e isso mesmo, 32 anos e nao sabe nem falar "hello". Como que pode? e e cidadao australiano, sabado passado votou para premier e tudo. Dai voce pode perguntar, como que vive? Vive porque so convive no meio da comunidade chinesa, so fala a propria lingua, continua vivendo como se estivesse na China. Isso eu acho um absurdo. E como ele eu acredito que tem muita gente, os arabes por exemplo, so vivem entre as pessoas da comunidade arabe.
Mas dai a dizer que voce deve querer ser como um australiano nato, ja acho meio complicado...nao da para simplesmente apagar toda sua historia, sua cultura e se tornar como uma pessoa que nasceu aqui.
Mas a questao e, da para se adaptar e se integrar, tem que ter boa vontade.

2 Comments:

At 10:52 pm, Blogger Ione said...

Aqui há essa questão com os turcos, principalmente. Primeiro, porque muitos nem aprendem alemão, e depois, porque trazem pra cá costumes como jogar coisas ou cuspir no chão, desrespeitar certas regras de convívio social... Claro que não são todos, mas isso contriubui para infinitas discussões, principalmente agora, que vamos ter eleições.

 
At 7:57 pm, Anonymous Anonymous said...

Thaís, inglês deve ser obrigatório, não só pelas oportunidades que surgem ao falar a língua local, mas também como sinal de respeito a todos que vivem neste país. Entendo situações nas quais pessoas idosas vem morar aqui, daí fica mais difícil aprender, mas no geral, tem que ser obrigatório mesmo! A língua é um dos fatores integrantes nas sociedades, e enquanto não se derem conta disso, continuaremos a ter na Austrália guetos de todas as nacionalidades.

Nunca me sentirei australiana nata, como muitos políticos e outros australianos querem que nós imigrantes sejamos. Respeito e admiro este país, esta cultura, o povo, mas não tem como apagar o lado brasileiro, como fomos criados, os valores que nos foram dados.

Como você disse, integração é fundamental e isto só se consegue através de respeito as diferenças e valores de cada um.

Portanto, três beijinhos no rosto para você (se fosse uma amiga australiana, somente um aperto de mão - hehehe) Bom final de semana!

 

Post a Comment

<< Home