07 September 2006

Qinta-feira, 07 de setembro de 2006
Odontologia na Australia

A Australia , como muitos devem saber, e um pais aberto para imigracao de profissionais qualificados,programa chamado skilled migration. Odontologia esta na lista das profissoes em demanda, o governo australiano ate faz exposicoes no exterior, incentivando estes profissionais a migrarem para a Australia. Mas eles nao dizem o longo e arduo caminho que se tem que percorrer ate que voce tenha suas qualificacoes reconhecidas aqui. Eu estou falando de odonto, claro, que e o meu caso, mas para os outros profissionais de saude nao e muito diferente, nao.
Dentista aqui e sim, uma das profissoes mais bem remuneradas, saiu no jornal daqui que das profissoes de nivel superior , dentista e o mais bem pago.Entao, vale a pena sim, para quem quiser ser dentista aqui.
Mas, como nada e facil, ate chegar la, tem um loooongo caminho a percorrer. Se voce quiser pensar em imigrar para ca como dentista, tem que se ter em mente 3 coisas:Paciencia, persistencia e dinheiro.E eu vou explicar cada uma delas o por que.
Antes de se comecar o processo de imigracao propriamente dito, voce vai ter que terminar o reconhecimento da sua qualificacao junto a ADC (Australian Dental Council)primeiro.
O processo consiste em: avaliacao do diploma, historico escolar, toda esta parte burocratica para eles verem se as disciplinas cursadas no seu pais de origem equivale as daqui, carga horaria, toda essa coisa. Aprovado isso, comecam as provas.
Primeiro, OET (occupational English test), prova de Ingles especifica para profissionais de saude, nao aceitam IELTS, Toefl, nada disso. Tem que tirar A ou B em todas as partes do teste.
Passado o Ingles,vem o Preliminary examination, consiste em questoes multiplas escolhas e 3 questoes escritas.
E a prova final, Clinical, que dura 6 dias, o dia todo.
O processo de reconhecimento leva,em media, de 1 ano e meio a 3 anos, ou mais. O tempo minimo, se voce passar em todas as provas na primeira tentativa, e de 1 ano e meio.
Este e o motivo pelo qual voce tera que ter paciencia, as provas acontecem 2 vezes por ano, quando sai o resultado de uma, ja perdeu o prazo de inscricao para outra fase, tendo que esperar, pelo menos,mais 6 meses.
Persistencia: E comum, bem comum, as pessoas nao passaram em tudo na primeira tentativa,as provas sao beeeem chatas, claro que tem quem passa tudo de primeira, mas o que acontece e que se voce nao passar direto, nao pode desanimar, tem que continuar tentando se for isso mesmo que voce quer.
Dinheiro:o processo nao e barato, principalmente para quem mora no Brasil,pois tem que contar com a cotacao do dolar australiano,a prova de ingles e dos testes voce pode fazer em Brasilia, mas a prova final tem que vir para a Australia. Se repetir alguma fase, claaaro que tem que pagar de novo, as vezes eles sobem as taxas de um exame para o outro.
Para a prova final, tendo que vir para a Australia, voce vai ter que pagar nao so a "taxinha" de inscricao, por volta de R$ 9.000,00, mas tambem a passagem pra ca, que nao e barata, dinheiro para se hospedar aqui por uma semana (sim,porque nao e sempre que voce vai ter um conhecido na cidade em que eles te increverem para fazer a prova, pode ser em qualquer capital daqui)e dinheiro para comer e outras coisinhas. Tenho uma colega que mora em Brisbane e ela vai ter que fazer a ultima prova em Perth, do outro lado do pais, sendo que a prova tambem acontece em Brisbane, nao da para entender.
Mas, se for este o objetivo,vale a pena, semana passada saiu uma publicacao da situacao critica da falta de pofissionais aqui, e tende a piorar nos proximos dez anos, o que e bom para nos, dentistas, muita gente para poucos profissionais, o oposto do que acontece no Brasil no momento...afff... que horror...
Tem que pensar como se tivesse num deserto, com sede, calor, cansaco,desanimado, mas voce sabe que se continuar seguindo determinado caminho, voce vai chegar no oasis, e dai vai ter valido a pena todo sacrificio que foi feito.
Nossa, este post ficou enorme!!!!
Ah, boa sorte para minhas amigas e colegas que estao fazendo, ou refazendo a prova Preliminary hoje.

Foto:Meu equipamento Odontologico

37 Comments:

At 1:20 am, Anonymous Anonymous said...

Uau!!
Não dá pra saber ao certo se isso é facilitar ou complicar a vida dos dentistas interessados,né?
Que confuso e que cheio de burocracia... heheh do outro lado do mundo e parece que ainda está aqui, então???
Que coisa, eu falando isso no dia da nossa Pátria... tsc tsc tsc !!!!

Só mesmo quem quer muito e quem tem muito dinheiro pra prestar os serviços e movimentar a economia...

Beijooooos

 
At 10:25 am, Anonymous Anonymous said...

Hi Thais, my name is Alécio e I´m dentist too. I´d like work there. It´s my dream!
I´m in army in Brazil, Porto velho-state of Rondonia. I would like to know if you are working like a dentist or dental assistant.
This comments your husband will understand. Sorry for my poor English.
My e-mail is draleciobp@hotmail.com
So Bye!!!

 
At 1:08 pm, Anonymous Anonymous said...

Gente, que complicação! Não faz sentido para mim, uma área em que está óbvio a falta de profissionais e toda esta enrolação. Parece que com os médicos é a mesma história... Peninha! Mas não desiste não. Os dentistas brasileiros dão de 10 à zero nos daqui (pelo menos nos que eu fui). Sempre trato dos meus dentes quando vou para lá, pois perdi a confiança depois que algumas besteiras foram cometidas nos meus dentes.

And since Alécio started, here goes a message in English, so that your hubbie doesn't pout too much... Have a nice and relaxing weekend, and go easy on the scones (the other day I got to work so hungry and had to have one - I thought of you...

 
At 3:12 pm, Blogger Thais Corby said...

Pois e Ede, nao e mole nao,mas a gente chega la, como eu disse, tem que ter paciencia e persistencia, desistir nem passa pela minha cabeca,estou na ultima fase deste processo maluco, cheguei ate aqui, agora vou ate o fim.
Bom fim de semana e pode deixar, vou manerar nos scones, hehe!!!

 
At 8:14 pm, Blogger Unknown said...

Nossa Thais, é bem complicado mesmo. Uma vez eu li que em Portugal eles também facilitavam muito a imigração de dentistas brasileiros. É parece que os nossos profissionais da área são bem cotados mesmo :)

bjs

 
At 10:24 pm, Blogger Ione said...

Talvez fosse mais fácil estudar Odonto aí? Depois entrar direto no mercado? Como não terminei jornalismo no Brasil, comecei do zero aqui (só faltava um ano). Apesar das dificuldades, acho que talvez seja melhor assim.
Beijo!

 
At 10:32 am, Blogger Unknown said...

queria saber c alguem tem as provas?? q poderia mandar pra mim no meu email
dinhocali@yahoo.com.br
so pra ter uma ideia de quanto seria dificil fazer a prova!!1
obrigado

 
At 12:26 am, Blogger Unknown said...

oi, sera q vc poderia scannear as provas e passar pra gente q quer ir tb pra australia??
grato!!
e boa sorte nas suas provas

 
At 12:26 am, Blogger Unknown said...

oi, sera q vc poderia scannear as provas e passar pra gente q quer ir tb pra australia??
grato!!
e boa sorte nas suas provas

 
At 9:34 am, Anonymous Anonymous said...

oi..tb gostaria de receber esss provas escaneads .se puder fazer isso por mim..meu email é:
fredericobvilaca@hotmail.com

 
At 11:53 pm, Anonymous Anonymous said...

Thais, gostaria de conversar com vc sobre com ser dentist ana australia, será que vc pode me escrever? Noa sei como me comunicar com vc, parece q vc nao escreve no blog há tmpos.... meu e-mail é flaviaitaliani@uol.com.br
Aguardo noticias, obrigada e beijos
Flávia Italiani

 
At 10:17 am, Anonymous Anonymous said...

Sou dentista aqui no Brasil, gostaria, estou querendo migrar para Australia , você pode me informar as burocracia existentes.Obrigado

 
At 10:19 am, Anonymous Anonymous said...

Meu e-mail leticiachon@gmail.com

 
At 6:48 am, Blogger Unknown said...

Nossa gente que difícil né!!! Mas se é isso mesmo que vc quer, e eu quero muito, acho que é um investimento que vale a pena! As provas são muito difíceis?? Caem coisas de histologia, farmacologia, essas matérias básicas? Queria saber o que preciso estudar mais!
Parabéns elo blog, ajuda muito a esclarecer nossas dúvidas!!
Obrigada!
Talitha.

 
At 11:15 am, Blogger Unknown said...

tb gostaria de receber as provas. se alguem puder me ajudar, meu e-mail é fabiodeluiz@hotmail.com

 
At 8:30 am, Blogger Unknown said...

oi parabens que vc tenha conseguido ser dentista na australia ,bem estou me formando este ano e quero ir para a australia ser dentista ,quais sao os passos que eu devo siguir:

 
At 1:03 am, Blogger Natália said...

Oi Thais!! Gostaria de ver as provas, tem como você me enviar? natbruas@yahoo.com.br Obriagada!!

 
At 2:46 am, Blogger Unknown said...

Gostaria de saber se na NZ e mais fácil de validar o diploma e futuramente entra na austrália e se vc tem as provas?

 
At 2:47 am, Blogger Unknown said...

Se tiver me manda por e-mail hf.honorato@uol.com.br Obrigao!

 
At 12:08 pm, Blogger Unknown said...

Oi Thais,
Meu no me eh daniella morei na australia por um ano...voltei ha um ano tb pro brasil...quando fui nao era de meu interesse fikar por ai por isso nem me interessei pelas provas e tal...porem depois de morar nesse incrivel lugar me arrependo de ter voltado...tenho meu consultorio aqui mas sabe como eh o brasil neh...estou pensando em fazer as provas aqui...e so a ultima ai ate pq sai mais barato e eu continuo como dentista por enquanto...gostaria de algumas dicas do que eh melhor pra estudar e onde posso me informar direito em como fazer as provas...
espero uma resposta se possivel no meu email
beijinhus

 
At 2:00 am, Blogger Coisinhas said...

Ola!!

Estudo odontologia atualmente aqui no Brasil, tenho vontade de terminar de cursar meu curso fora do Brasil.. Voce tem alguma ideia de preco essas coisas.. e se eu tenho como me bancar trabalhando ai ou nao tem como..

Obrigada,
Thiara
thiaralr@hotmail.com

 
At 2:14 am, Anonymous Anonymous said...

ola thais,
sou dentista no brasil e procuro informações sobre o numero de dentistas e de ortodontistas da autralia...não tenho encontrado nada.
Você poderia me ajudar de alguma maneira?
christianmanaus@hotmail.com

 
At 3:34 pm, Anonymous Anonymous said...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

 
At 3:58 pm, Blogger Unknown said...

Estava procurando algo sobre a Odontologia na Austrália pois meu namorado já morou ai e temos mt vontade de voltarmos juntos. Achei mt interessante o que vc escreveu, apesar de que já faz alguns anos né ? Gostaria de saber se ainda existe toda essa burocracia descrita em seu post. Realmente é um longo caminho, além do que é necessário que se tenha mt dinheiro, não entendo pois já que o país precisa tanto, devia facilitar um pouco né ?! mas acho que vale à pena tentar...
Abraços,
Carla

 
At 4:01 pm, Anonymous Carla said...

Ah Thais se puder me mandar informações do como estão as coisas atualmente, se tem alguma notícia sobre a área, qual o nível da prova... eu agradeço. Pode mandar para meu e-mail: ca_fernandesss@hotmail.com
Grata,
Carla

 
At 11:16 pm, Anonymous Guilherme said...

Oi tudo bem? joguei no google sobre odontologia na australia e seu site foi o primeiro que encontrei, gostei do que li, mas me parece MUITO dificil e caro pra conseguir atuar a profissao ai na Austrália... eu teria interesse em trabalhar ai, mas como você disse... não é em qualquer faculdade que vc conseguiria? esse é meu medo... eu faço curso noturno de odontologia na FMU aqui em São Paulo... não sei se você conhece.
se vc tiver msn, me add pra gente conversar... guilhermecoutinhoo@hotmail.com

Um Abraço e boa sorte ai!

 
At 12:33 am, Anonymous DANIELLE said...

BOM DIA,

GOSTARIA DE SABER OS LUGARES EM QUE POSSO FAZER AS PROVAS EM BRASÍLIA E SE PODERIA ME ENVIAR AS PROVAS POR EMAIL.JÁ MOREI AI E PRETENDO VOLTAR O MAIS BREVE, PORÉM, QUANDO TIVER COM A METADE DO CAMINHO ANDADO. OBRIGADA

daniprobst@hotmail.com

 
At 4:49 am, Blogger Unknown said...

Ola Thais.
Estou interessada em tranbalhar de dentista na australia, e tive a informação de algumas burocracias mudaram, acho que pra melhor....Vc já esta trabalhando na área? Mande noticias.
Bj.
Meu email é cdchrisley@yahoo.com.br

 
At 9:32 am, Blogger katiuscia said...

Oi Thais, gostei do teu blog, eu sou dentista e gostaria de me comunicar contigo, eu estou na gold Coast agora meu email; katiluass@hotmail.com
Abraco, katiuscia

 
At 4:39 am, Blogger Unknown said...

Oi Thais
Achei muito legal da tua parte ter postado tudo que é necessario para um brasileiro ser dentista na Australia e parabens por ter conseguido nao é nada facíl MESMO...

Bom eu gostaria de saber se tem como eu receber as provas pra eu ter ideia de como são.
Agradeço desde já
Bruna
e-mail: bru_venturin@hotmail.com

 
At 1:24 am, Anonymous Anonymous said...

Oi Thais, assim como a grande maioria das pessoas que comentaram seu post, gostaria de agradecer pelas informaçoes, e saber se alguma coisa mudou hj em dia? e se vc tiver as provas, se poderia me passar por email tb, claro com algumas dicas de estudo..rsrs...mto obrigado.
renatollp@hotmail.com

 
At 6:08 am, Anonymous Anonymous said...

Thais, Feliz Pascoa!!
Bom sou dentista no Brasil e gostaria de trabalhar como assistente higienista.
Vc poderia me ajudar ?Que caminhos tenho que seguir.
Obrigada Simone

szbatoni@uol.com.br

 
At 6:11 am, Anonymous Cristiane said...

Oi Thays, estou me formando em odontologia pela unesp de araçatuba e eu q meu noivos estamos pensando seriamente quendo eu me formar em irmos pra australia, porém não sei como funciona nada, não sei como faríamos pra irmos juntos devido ao visto e tal, enfim, mtas dúvidas, então queria ver com vc se vc tem a disponibilidade de conversamos por msn...se puder me add, ficaria mto agradecida.Meu msn é c_mendesdeandrade@hotmail.com.
BJOS

 
At 1:36 am, Blogger Coisas e coisinhas said...

Olá Thais,

Encontrei seu blog pelo google,e pela primeira vez encontro um dentista brasileiro que passou para o lado de lá, Australia.Estou realizando minha especialização em Ortodontia pelo site da dental council Nz, o processo parece mesmo bastante burocratico e caro, e com um numero restrito de tentativas.Vc sabe me dizer ao certo se Australia tem maior facilidade de conseguir o processo que Nova Zelandia??meu email:alinebcosta@hotmail.com

 
At 9:00 am, Anonymous Anonymous said...

sdcsdcs

 
At 9:41 am, Anonymous Juliana said...

Oi Thais, meu nome é Juliana, eu estou terminando a minha faculdade de odontologia, e gostaria de saber mais sobre as oportunidades de trabalho ai na Australia, se puder, entre em contato comigo, por favor
j.correabarcelos@hotmail.com
Obrigada, ta bom?! Beijos

 
At 5:19 am, Blogger Daniela said...

Olá...
Sou ortodontista no Brasil e aqui a situação está cada vez pior... Gostaria de ir para a Austrália ou Nova Zelândia. Achei seu blog por acaso e vi que vc é muito educada e solícita. Se vc tiver as provas digitalizadas poderia enviar por e-mail??? Se não tiver, tudo bem. Gostaria de saber tb se tem idade máxima para iniciar o processo para ir praí? Tenho 29 anos. Obrigada pela atenção. Meu e-mail é danisens@gmail.com

 

Post a Comment

<< Home