14 September 2006



Permanente ou provisorio?

Ontem resolvi checar qual e o meu real status junto ao departamento de imigracao daqui.
Estava com isso na cabeca porque desde que eu apliquei para o visto de esposa, ha quase 2 anos atras,ainda no Brasil, tive a informacao de que seria emitido um visto temporario e depois de 2 anos, eles checariam se eu continuo casada, se meu relacionamento e de verdade para dai entao, emitirem meu visto permanente.
Esta informacao foi reafirmada quando recebi meu visto provisorio.
Pois bem, no ano passado, com apenas 4 ou 5 meses morando aqui, recebi uma carta referente a uma pesquisa que eles fazem com imigrantes recem chegados a Australia. Nesta carta, eles diziam que esta era uma pesquisa feita com imigrantes que recentemente receberam a residencia permanente. Dai eu pensei:ue, mas eu nao tenho que esperar 2 anos para ter a RP? De uma forma ou de outra,pensei, eles sao desorganizados, ou por nao me informaram formalmente que minha RP foi emitida, ou porque eles que nem se deram conta de que eu ainda teria que esperar mais 1 ano para ter a permanencia definitiva.
Passou, e somente ontem eu resolvi ligar na imigracao para perguntar. Eles disseram que eu ja tenho a residencia permanente desde o dia em que cheguei na Australia, podendo entao, em fevereiro,quando completara 2 anos que cheguei aqui, solicitar minha cidadania australiana.
Qual e a vantagem de se ter a residencia permanente ao inves da provisoria? E que com a RP eu tenho direitos que ate entao nao sabia que poderia desfrutar. Talvez seja por isso que eles nao me informaram antes,sera?
Minhas amigas que tambem sao casadas com australiano nao sabem que elas ja tem a RP desde que desembarcaram aqui, e assim, direito a varias coisas.
Nao sei nao,ainda nao estou muito convencida com essa historia, nao.
Enfim, estou achando tudo isso muito desorganizado. Se fosse no Brasil todo mundo diria "so acontece no Brasil", nao e nao, acontece aqui tambem.
So sei que em fevereiro ja devo pedir minha cidadania. Qual a vantagem?Passaporte australiano nao precisa de visto para entrar em quase nenhum outro pais, terei que votar aqui, terei os mesmos direitos que um australiano nascido aqui, e deveres tambem, e claro.
Mas sinceramente, nao sei se isso faz alguma diferenca, nao. O bom e que eu poderei manter minha cidadania brasileira, e dupla cidadania e sempre bom, ne...

Foto:Departamento de Policia Federal

12 Comments:

At 10:13 pm, Anonymous Anonymous said...

Thaís, puxa... meio desorganizadinho mesmo, mas depois de alguns episódios onde o dept. de imigração deportou australianos por acharem que não eram australianos, não me surpreendi.

Eu ainda não tirei a minha cidadania australiana (pura preguiça e nunca vi vantagem). Nunca tive problemas com o passaporte brasileiro e viajei por vários lugares. Este ano, talvez deixe a preguiça de lado e faça, vamos ver...

Bem, o negócio é deixar o 'desconfiometro' ligado como se a gente continuasse no Brasil. Aqui é um pouquinho melhor, mas mesmo assim acontece né?

Beijos.

 
At 10:15 pm, Blogger Paulo Nunes Jr said...

Oi Thais, como dizem em italiano...

Tutto il mondo è il paese... traduzindo, no fundinho todo lugar e mais ou menos a mesma coisa.

Pelo que acompanhei nos blogs Servico de Imigracao na maioria dos paises e uma chatiacao so... falta de interesse, e alguns lugares chega a ser vergonhoso o atendimento e a desorganizacao.

Abracos

 
At 4:53 am, Blogger Claudia said...

Oi Thais... parece que desorganização não é só no Brasil não.. :) E se você vai ter vantagens, aproveite né?

 
At 9:16 pm, Blogger Ione said...

Tirando a cidadania australiana você perde os direitos no Brasil?

 
At 10:03 pm, Blogger Thais Corby said...

Edelize- Eu sinceramente tambem nao vejo vantagem em se tornar cidadao australiano. Acho que e mais uma questao simbolica do que pratica, porque para mim, eu sou e serei sempre brasileira, independente do meu passaporte.

Paulo-E isso ai, no fundo, no fundo as coisas sao beeeem parecidas, principalmente as ruins.

Claudia, nao e so no brasil nao, tudo bem,. aqui a maioria das coisas sao bem organizadas, mas nesse quesito...

Ione-Eu nao perco meus direitos no Brasil, nao, se perdesse ia ficar bem quietinha e deixar pra la essa historia de cidadania australiana.

 
At 7:51 am, Blogger LK said...

Oi Thais ,que coisa nao? Aqui na Alemanha eles me avisaram um mes antes do vencimento do meu visto e ate que o meu passaporte estava vencendo,mas depois de tres anos com visto provisorio talvez ainda nao pegue o definitivo(saberei segunda feira;quando devo me apresentar com o maridao).
Quanto a cidadania,caso eu queira(o que nao e o caso)tenho que somar
oito anos de visto ,fazer testes etc..

 
At 9:50 pm, Blogger Thais Corby said...

Nossa Lia, que complicado, hein...
Ah, mas essas coisas de imigracao sao assim mesmo, um rolo so...
Um beijo

 
At 3:34 am, Blogger Sara said...

Thaís, me tira uma dúvida, por favor.
Estou organizando os papéis para casamento com australiano. Ele vem para casarmos no Brasil e, em seguida, vmaos todos (+ dois filhos meus, menores)morar na Austrália. Como faço para conseguir o visto de esposa? Entrei em vários links da embaixada, mas, a maioria é em inglês e, francamente, meu inglês é péssimo!) Me diz o melhor caminho que devo seguir.
Obrigada.
Sara

 
At 9:21 pm, Anonymous Anonymous said...

ola Thais... meu nome e Marina e venho aqui te encher o saco com perguntas sobre este visto de esposa. mas e muito dificil encontrar informacoes no site da embaixada australiana. Eu estou morando em Londres com meu namorado australiano e no fim do ano vamos para o Brasil para eu aplicar para o visto de esposa para irmos viver na australia, vc pede me ajudar como faco isso, onde encontro formularios, ou algum telefone para ligar. talvez vc pode me dar algumas dicas de como fez antes de sair do brasil. estou perdida em como comecar este processo. se puder me ajudar em alguma coisa agradeco muito. beijos e muita soret nesta terra linda. meu emial lunamarina10@hotmail.com

 
At 3:27 am, Anonymous Ana130605 said...

Oi, Thaís.

Tudo bem???
Estou aqui para pedir ajuda!!!
Meu namorado é australiano e vivemos juntos por um ano e dois meses em
Londres....eu estava lá com visto de estudante.

Depois que meu visto expirou, viajamos quase dois meses pela Europe e,
então, retornamos aos nossos países....eu no Brasil e ele na
Austrália.

Eu tenho 27 anos e ele 31....já fui casada uma vez....hoje sou divorciada.

Queremos nos casar para que possamos viver juntos na Autrália, mas não
sabemos qual a maneira mais rápida e fácil.

Casar aqui e pedir visto de esposa ou pedir visto de noiva e nos casar lá.
Quanto tempo demora? vc sabe? O site da embaixada da austrália diz que
o tempo de processamento do visto de noiva ou esposa é de 4 a 6 meses.
É tudo isso mesmo?

E os custos? É mais caro o visto de noiva?

Será que vc poderia me ajudar com essas e outras dúvidas que ainda
estão por vir????

Desde já, super obrigada pela atenção.

Ana

 
At 6:52 am, Blogger S said...

This comment has been removed by the author.

 
At 6:56 am, Blogger S said...

Olá Thais, foi por acaso que entrei no seu blog, ainda bem que o fiz, interessante... preciso muito que me ajude, meu nome é Helga e sou portuguesa, residente em Portugal, sou solteira e mãe de 2 filhos, tenho o meu companheiro a viver na Australia (ele é residente permanente), pretendo muito assim que possa me mudar com meus filhos para Australia a fim de construir vida com o homem que amo, o que devo fazer acerca de passaports, vistos, etc... por favor preciso que alguem me ajude, pois vou vender tudo o que tenho aqui para me mudar definitivamente para a Australia, queo muito fazer tudo o que é certo, pois levo comigo meus filhos... deixo meu email (b.helga3@gmail.com) por favor preciso muito da sua ajuda, Obrigada Thais

 

Post a Comment

<< Home