06 June 2007


Ponto de vista


Tenho uma amiga brasileira aqui, tambem casada com um australiano, que antes de vir pra ca morou 6 anos na Africa, 3 anos no Gabao e outros 3 entre Africa do Sul e Namibia.

Sempre conversamos sobre isso, pois adoro saber sobre outras culturas, e uma vez perguntei a ela se as condicoes na Africa do Sul eram mesmo melhor que dos outros paises da Africa. Ela disse: " Thais, e' um pouco melhor nas principais cidades, mas nao se iluda, saiu dos grandes centros, a miseria e' total e absoluta, assim como nos outros paises. Como ela ficou este tempo la em missao religiosa e de caridade, viajava muito pelo interior do pais.

Quando fui ao Brasil em abril, no meu voo de Sydney para Johannesburg, fui sentada ao lado de uma senhora sul africana, branca, professora universitaria, que estava passando 3 semanas de ferias com sua filha de 12 anos na Australia. Conversamos um pouco, e perguntei como e' o pais dela, sobre as linguas e como e' viver na Africa do Sul. Ela foi categorica: E' caotico. Vive-se sob tensao da violencia, tem medo de sair na rua, assalto, estupro, enfim, aquela estoria toda que nos, brasileiros, nao nos surpreendemos tanto. Ao final da viagem, ela me disse: espero que tenha uma boa estada em Johannesburg... so nao saia na rua.

Pois bem, na minha viagem de volta para a Australia, fiquei 12 horas no aeroporto da Africa do Sul, e me "instalei" num lugar para passar as horas chamado de "lounge". Era um lugar super bom, onde voce podia comer a vontade, tomar banho, usar o banheiro, assistir televisao, e ate deitar se juntasse as poltronas por um preco super bom.

Conversei um tempao com a supervisora do lugar, uma moca muito simpatica e agradavel. Ela e sul africana, negra, e como disse, supervisora deste lugar. Como sempre gosto de conversar com as pessoas locais para saber mais sobre o pais, costumes, linguas, perguntei a ela como era morar na Africa do Sul. Ela respondeu: E' maravilhoso. No momento tem um pouquinho de criminalidade, mas e' simplesmente maravilhoso morar neste pais. Nos temos tudo, aqui e' "a segunda America, e' como nos Estados Unidos". Esta ultima parte foi a que realmente me surpreendeu. " Segunda America".

Eu nao sei se ela realmente pensa isso ( embora nao tenha me parecido uma pessoa ignorante), ou se quis passar uma imagem positiva de seu pais para uma estrangeira que se interessava em saber.

Dai eu pensei, tudo e' uma questao de ponto de vista, o que e' caotico para uma, e' maravilhoso para a outra.

6 Comments:

At 12:16 am, Anonymous Anonymous said...

Oi, Thais!
É a primeira vez que estou comentando aqui, mas sou uma leitora assídua do seu blog.
Adoro as coisas que vc escreve! Parabéns pelo seu blog!
Beijos!

 
At 4:56 am, Anonymous Anonymous said...

Thais,

Em primeiro lugar parabéns pela iniciativa do blog e pelas postagens, muito legal!

Meu nome é Gilberto, sou engenheiro, casado e estou indo para Brisbane como imigrante legal. Gostaria de manter contato com Brasileiros que moram legalmente na Australia, especialmente na região de Brisbane, Gold Coast e etc.

Vc sabe se há algum clube ou associação de Brasileiros por aí?

Meu e-mail é gilb_f_a@yahoo.com.br

Obrigado e um abraço,
Gilberto

 
At 8:19 pm, Blogger Polly Etienne said...

Ei Thaís!! Curioso isso menina! É como a opinião (ponto de vista) das pessoas sobre o Brasil, né?? de uns se ouve maravilhas de outros não :( outro dia conheci um casal de canadenses, film makers, eles me contaram a experiência deles no Brasil, o que soou fantástico...mas no final me disseram que estiveram lá há anos atrás e sabe qdo voltam?? nunca mais...por causa da criminalidade
:(, eu, que tive péssimas experiências com a violência no Brasil, não sou, nem de longe, a melhor pessoa pra convencer alguém de que o Brasil vale a pena visitar :( queria que fosse diferente, mas não é :(

Assisita o filme "blood diamond" se passa na africa e é caótico!

bjao

 
At 6:46 am, Anonymous Anonymous said...

É complicado falar mal do nosso pais, sempre vemos o lado positivo. Eu pelo menos quando alguem me pergunta aqui sobre o Brasil, eu só falo maravilhas, mascaro completamente a realidade pura e dura.

 
At 11:46 am, Blogger Edelize said...

Thaís, realmente, tudo é uma questão de ponto de vista, experiência e muito haver com personalidade. Eu tenho um problema sério, sempre tento ver os dois lados da moeda, e minha opinião é sempre neutra, exceto quando o lado emotivo fala mais alto. Para mim, violência e coisas boas estão em todos os lugares, e tudo depende de como queremos encarar a realidade.

Vou te mandar um e-mail. Estou quase de malas prontas para a conferência em Brisbane. A agenda está apertada, mas estou torcendo para a gente se encontrar. Beijocas

 
At 8:36 am, Blogger Unknown said...

Olá Tháis,
Tudo bem?
Gostei muito do seu blog.
Queria manter contato, pois estou pensando em ir estudar na Austrália.
Abraços

 

Post a Comment

<< Home